Com que idade é que cada membro do Big Three conquistou o 20.º Grand Slam?

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 12, 2021
djokovic-federer-nadal

Já todo o mundo ficou a saber que Novak Djokovic, Rafael Nadal Roger Federer estão empatados no topo da lista com 20 títulos do Grand Slam, depois de o sérvio arrecadar o troféu em Wimbledon. Será que há alguma maneira de desempatar este imbróglio? O melhor será mesmo as coisas ficarem resolvidas dentro de court, mas houve quem fosse fazer contas para perceber com que idade é que cada um dos membros do Big Three chegou ao 20.º título Major na carreira.

Nesse sentido, a ‘vitória’ vai para Djokovic, que tem 34 anos e 1 mês neste momento. Por outro lado, Nadal atingiu o 20.º troféu do Grand Slam quando tinha 34 anos e 4 meses, embora o espanhol mereça um asterisco nesta situação. É que o maiorquino alcançou essa marca em Roland Garros’2020, num ano em que o torneio foi disputado em outubro em vez de terminar em junho, pelo que seria mais novo do que o sérvio. Já Federer tinha 36 anos e 5 meses quando chegou ao 20.º troféu do Grand Slam.

A título de curiosidade, nota para o facto de esta ser a vez em que Djokovic passa, de facto, à frente da concorrência. Do 1.º ao 10.º título do Grand Slam, Rafael Nadal foi sempre o mais rápido, do 11.º ao 17.º foi Federer o mais novo, no 18.º e 19.º voltou a ser Rafa e eis que no 20.º é Nole quem se torna no mais novo a alcançar essa meta.

Pedro Gonçalo Pinto