Carlitos Alcaraz não tem dúvidas: «Quero ser como Nadal»

Por José Morgado - Abril 6, 2019
alcaraz

Chama-se Carlos Alcaraz Garfía, tem apenas 15 anos e esta semana tornou-se no primeiro jogador nascido em 2003 a ganhar um encontro em torneios Challenger. Nascido em Múrcia mas residente em Alicante — na Academia de Juan Carlos Ferrero, onde treina e venceu o tal encontro para a história — não admira que tenha como grande referência… Rafael Nadal, pois claro.

“É claro que quero ser como Nadal. Ele é um ídolo e todos querem seguir os seus passos. Mas não é nada fácil. Não é fácil ser tenista profissional, não é fácil iniciar esta carreira. Passamos por muitas dificuldades”, assegura o menino de 15 anos, que tem sido um prodígio em todos os escalões de formação da modalidade desde muito jovem.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=vNj1yXOsJmw

Alcaraz, que se arrisca a ser principal figura do ténis espanhol daqui a alguns anos, admite que gostaria de ser campeão da Taça Davis, embora critique o novo formato. “Não gosto das alterações. Perdeu-se aquilo que eu mais gostava: jogar à melhor de cinco sets perante estádios cheios e representar o país ao longo do ano”.

Apesar de formatar o seu jogo em Rafael Nadal — até porque garante ter melhores atributos para a terra batida – Alcaraz acha-se mais parecido… com Federer. “Em termos de personalidade sou mais parecido com o Roger, penso. Mas gostava de ganhar Roland Garros tantas vezes como o Nadal”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt