Campeões de juniores do US Open são os dois da Academia de Nadal

Por José Morgado - Setembro 11, 2022
eala

A filipa Alexandra Eala e o espanhol Martin Landaluce confirmaram em Nova Iorque um fim-de-semana memorável para a Rafa Nadal Academy, em Manacor. É que os dois alunos da Academia do campeoníssimo maiorquino sagraram-se campeões de singulares juniores do US Open 2022, algo que nunca tinha acontecido na história da (jovem) academia do vencedor de 22 títulos de Grand Slam, inaugurada em finais de 2016.

Eala, de 17 anos, tornou-se na primeira jogadora das Filipinas a vencer um Grand Slam, ao derrotar na final de juniores femininos a checa Lucie Havlickova, segunda cabeça-de-série, por 6-2 e 6-4, ao passo que Landaluce, de apenas 16 anos, tornou-se num dos campeões do US Open juniores mais jovens de sempre, ao bater na final o belga Gilles Arnaud Bailly, segundo favorito, em três duros sets, por 7-6(3), 5-7 e 6-2.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt