BRUTAL. Jaime Faria vira de 6-2, 4-1, ganha 11 jogos seguidos e está nas ‘meias’ do Oeiras Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 16, 2024
jaime-faria
FOTO: Sara Falcão

É por encontros como este que se diz que é sempre preciso esperar tudo do ténis. Jaime Faria, número 233 do ranking ATP, parecia de malas feitas nos quartos-de-final do Oeiras Open 4 quando se viu a perder por 6-2 e 4-1 com Dennis Novak (192.º) em apenas 41 minutos. Só que, de um momento para o outro, tudo mudou e o português de 20 anos assinou uma reviravolta de contornos épicos para se apurar para a segunda meia-final Challenger esta temporada.

Os parciais 2-6, 6-4 e 6-0 em apenas 1h39 dizem tudo, com Faria a conquistar 11 jogos seguidos desde que se viu com a referida desvantagem, acabando de forma arrasadora perante um Novak incrédulo. O português estabilizou, elevou o seu nível e viu o austríaco fazer exatamente o contrário, com o resultado final a registar esta cambalhota brutal, na mesma semana em que o jovem talento nacional soube que vai fazer a estreia em Grand Slams no torneio de Roland Garros.

Leia também:

 

Faria vai agora medir forças com o argentino Roman Andrés Burruchaga (149.º), que beneficiou da desistência de Joris de Loore (208.º), quando liderava por 6-3 e 2-0. O português já está a surgir como número 218 do Mundo no ranking virtual, sendo que a chegada à final lhe dá o estatuto de número dois nacional, ultrapassando Henrique Rocha, e garante a estreia no top 200.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt