Boulter e Norrie dão triunfo à Grã-Bretanha na United Cup

Por José Morgado - Dezembro 29, 2023

A Grã-Bretanha entrou esta sexta-feira com o pé direito na United Cup, ao vencer a anfitriã Austrália na primeira jornada do Grupo C da prova, que está a decorrer em Perth e que conta ainda com os campeões em título Estados Unidos, que tiveram ‘folga’ nesta primeira jornada. O triunfo dos britânicos ficou resolvido logo após os encontros de singulares.

Primeiro e num duelo entre dois tenistas que costumam começar bem as temporadas, Cameron Norrie, número 18 ATP, derrotou Alex De Minaur, 12.º da hierarquia, por 6-4, 2-6 e 7-6(2), em 2h23 de batalha, ao passo que Katie Boutler (56.ª e namorada de De Minaur) levou a melhor sobre a ex-top 30 Ajla Tomljanovic (atualmente fora do top 250 mas a regressar após um ano de muitas lesões), por 6-2 e 6-4. Ainda se irá jogar o encontro de pares mistos, mas já sem consequências para o resultado final.

Os britânicos voltarão depois ao court para jogar contra os Estados Unidos no dia 31 (uma vitória garante-lhes passagem aos quartos-de-final), ao passo que os australianos jogam com os norte-americanos no dia 1.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt