Borges voa 4 mil quilómetros em menos de 24 horas, bate ex-top 30 e avança em Miami

Por José Morgado - Março 20, 2023
borges-usopen

Nuno Borges completou esta segunda-feira as 24 horas mais animadas da sua ainda curta carreira profissional… com mais uma vitória, para se qualificar de forma notável para a segunda e última ronda da fase de qualificação do ATP Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos. O português, que saiu do court perto da meia-noite de Portugal Continental no domingo, viajou quase 4.000 quilómetros de um lado ao outro dos Estados Unidos esta segunda-feira para menos de 24 horas depois (às 20h30) entrar em court para disputar a fase de qualificação do maior torneio da Florida pela primeira vez.

Atualmente no 68.º posto do ranking ATP depois do título em Phoenix e a defender o estatuto de primeiro cabeça-de-série na fase prévia em Miami, o maiato de 26 anos derrotou em apenas dois sets e num encontro sem grande história o norte-americano Steve Johnson, ex-top 30 ATP mas atual 152.º, por 6-4 e 6-4, num encontro que controlou desde início, não detonando a falta de frescura física e adaptação às condições, e não foi quebrado… uma única vez!

Depois de derrotar Johnson pela terceira vez em menos de dois meses — fê-lo por duas ocasiões no recente torneio de Delray Beach –, Borges tem encontro marcado na ronda de acesso ao quadro com o vencedor do embate entre Borna Gojo e Brandon Holt, dois jogadores que tal como ele brilharam no circuito universitário norte-americano.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com