Borges e Cabral batem-se bem mas terminam Australian Open histórico nos quartos-de-final

Por José Morgado - Janeiro 21, 2025

Nuno Borges a Francisco Cabral, a primeira dupla (totalmente) portuguesa da história a chegar aos quartos-de-final de um torneio de Grand Slam, ficou pelo caminho esta terça-feira precisamente nessa fase da prova e não conseguiu imitar o melhor resultado de sempre de um português em Majors — a meia-final de João Sousa ao lado de Leonardo Mayer em 2019.

A dupla portuguesa foi derrotada nos quartos-de-final pelos italianos Andrea Vavassori e Simone Bolelli, terceiros cabeças-de-série, finalistas deste torneio em 2024 e uma das melhores duplas do Mundo há vários anos, por 6-4 e 7-6(4), num duelo de 1h40 decidido no mais ínfimo detalhe. Depois de um único break resolver a primeira partida a favor dos transalpinos, os portugueses pareceram quase sempre por cima no segundo parcial, mas um par de pontos no tie-break acabou por fazer a diferença a favor da dupla mais cotada e experiente das duas…

Borges e Cabral regressam agora à Europa para preparar a eliminatória da Taça Davis no Mónaco, em terra batida. Em Melbourne, chega ao fim uma das melhores participações de sempre de Portugal em torneios de Grand Slam, com 11 vitórias somadas entre fases de qualificação, quadros principais de singulares e de pares.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com