Borges despacha britânico em Wimbledon e é o primeiro português de sempre a fazer 3.ª ronda em todos os Slams
Nuno Borges, número um nacional e 37.º colocado do ranking mundial, voltou esta quarta-feira a fazer história para o ténis português, ao qualificar-se para a terceira ronda de Wimbledon pela primeira vez. O maiato de 28 anos torna-se no primeiro jogador português da história (homem ou mulher) a chegar pelo menos à terceira eliminatória de todos os torneios de Grand Slam, sendo que Borges fê-lo mesmo de forma consecutiva: oitavos-de-final no US Open 2024, 3.ª ronda no Australian Open e Roland Garros 2025 e agora pelo menos também 3.ª eliminatória em Londres.
Na segunda ronda, disputada no court 2 — o terceiro maior do All England Club –, Borges levou a melhor de forma relativamente natural diante do britânico Billy Harris, número 151 do Mundo e um dos muitos tenistas da casa que vinha a fazer boa figura neste torneio, por 6-3, 6-4 e 7-6(7), num duelo resolvido em cerca de duas horas e meia. O português não foi quebrado uma única vez durante o encontro, mas ainda teve de salvar dois set points no tie-break da terceira partida.
Recorde-se que João Sousa chegou por nove vezes à terceira ronda de Grand Slams (Borges tem agora 5), mas nunca conseguiu atingir essa fase da prova em Roland Garros.
Quando a Borges, aguarda na terceira ronda — sexta-feira — pelo russo Karen Khachanov, número 20 do Mundo. Os dois defrontaram-se apenas uma vez, na primeira ronda de Roland Garros em 2022, com vitória do russo.