Muchova volta a bater Haddad Maia e está nas meias-finais do US Open pelo 2.º ano seguido
A melhor campanha da carreira de Bia Haddad, número 21 do mundo, no US Open terminou esta quarta-feira (4). A brasileira foi eliminada por Karolina Muchova, ex-top 10 e atual 52ª WTA, com parciais de 6-1 e 6-4, em 1h23. A checa agora lidera o confronto direto por 4 a 0.
Os dois primeiros games acabaram sendo decisivos para o primeiro set. Muchova salvou dois break points no primeiro e depois converteu a quarta chance de quebra no serviço de Bia para abrir 2-0. Depois disso, mais solta, a tcheca ficou confortável para impor a sua estratégia com muita variação, o que a brasileira não conseguiu administrar — cometeu dez erros não forçados para seis winners. A semifinalista de 2023 abriu 5-0 e fechou o set rapidamente em 6-1, em 36 minutos.
Com um pouco mais de ritmo, Bia conseguiu salvar um break point logo de cara, mas nunca mostrou-se 100% confortável no serviço. A tcheca, mesmo sentindo algum tipo de incômodo — chegou a sair de quadras algumas vezes nas trocas de lado e tomou um remédio — seguia machucando com a sua variação. Muchova conseguiu a primeira quebra no quinto game, perdeu o saque de 0-40 na sequência antes de, outra vez, abrir vantagem (4-3).
Antes de sacar em 3-5, Bia foi às lágrimas e chamou atendimento. Após conversa com as médicas, ela teve a sua frequência cardíaca checada, mas não chegou a receber nenhum tratamento específico. A brasileira confirmou o serviço de 40-0, porém, na primeira chance de servir para o jogo, Muchova não hesitou.
Com a campanha em Nova Iorque, Bia garante o retorno ao top 20. Já Muchova repete a campanha do ano passado e agora tenta dar um passo a mais. Por vaga à sua segunda decisão de Major na carreira, ela vai encarar Iga Swiatek ou Jessica Pegula.