Bia Haddad Maia fecha semana perfeita com título em Zhuhai e está de novo à porta do top 10

Por Marcela Linhares - Outubro 29, 2023
Bia Haddad Maia Elite Trophy
Divulgação/WTA

Com uma grande campanha sem perder sets no Elite Trophy, em Zhuhai, Bia Haddad derrotou este domingo Qinwen Zheng, que vinha de oito vitórias seguidas, e é a campeã do torneio, uma espécie de Masters B que reúne quase todas as melhores jogadoras da época que não foram às WTA Finals de Cancun!

A brasileira triunfou por 7-6(11) e 7-6(4) em incríveis (para dois sets) 2h52 para passar pela tenista que tem sido um dos maiores desafios no final da temporada e conquistou seu primeiro título em 2023. Com isto, a paulista fica muito próxima de voltar ao top 10. Na próxima atualização do ranking, a brasileira vai ocupar o 11.º posto e fica a 25 pontos de voltar a figurar entre as 10 melhores.

Aguenta coração! O primeiro set, que durou 1h26, foi verdadeiramente dramático. Bia foi a primeira a ser quebrada no quinto game e viu sua adversária abrir 4-2 no placar. Sem se deixar levar pela desvantagem, a brasileira venceu os três games seguintes e ficou na frente no placar. Sem mais quebras, a definição veio no tie-break.

Com oscilações dos dois lados, Haddad Maia foi a primeira a ter set point sacando em 6 a 5, mas aí seguiu o drama. Zheng conseguiu pontuar no saque da brasileira e passou a ter a chance de fechar a parcial. A tenista chinesa não conseguiu aproveitar nenhuma das três oportunidades que criou enquanto Bia foi fechar em 13 a 11 na sua quarta chance.

Diferente do primeiro set, foi a brasileira quem conseguiu tomar a dianteira no segundo set. Depois de Zheng confirmar o primeiro game de serviço, Bia venceu 12 de 16 pontos e abriu 3-1.  Apesar de ter desperdiçado a vantagem no sexto game, Bia devolveu a quebra de imediato, voltou a ficar na frente e se viu sacando para o título em 5-4, mas Zheng conseguiu pressionar a brasileira e, no terceiro break point, voltou a empatar o set. A paulista chegou a ter mais um break point com a chinesa sacando em 5-5 e saiu de 0-30 no game seguinte, mas a segunda parcial também acabou precisando ser definida no tie-break.

Depois de ceder um mini break logo no início do game decisivo, Bia venceu cinco pontos seguidos e virou o placar para 5 a 2. Pontuando mais uma vez no saque da adversária, a brasileira abriu a larga vantagem de 6 a 3. No segundo match point, a paulista fechou em 7 a 4 e liquidou a partida.

Ainda neste domingo, Bia retorna às quadras do complexo chinês para disputar a final de duplas. A brasileira está jogando o torneio ao lado de Veronika Kudermetova e vai ter pela frente Kato/Sutjiadi.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.