Berrettini é (muito) apertado por Monteiro em encontro ‘de 9 horas’ mas triunfa rumo aos ‘quartos’

Por José Morgado - Fevereiro 19, 2022
Foto: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Matteo Berrettini, número seis do Mundo e primeiro cabeça-de-série do Rio Open 2022, entrou esta sexta-feira com uma exibição convincente no maior torneio da América do Sul, onde está a competir pela primeira vez e logo com o estatuto de principal candidato à vitória final.

Num encontro de segunda ronda que tinha ficado adiado da jornada de quinta-feira devido à (muita) chuva que caiu na Cidade Maravilhosa, o italiano de 25 anos, que não competia desde as meias-finais do Australian Open, derrotou o número um brasileiro Thiago Monteiro, 106.º ATP, por 6-4, 6-7(6) e 6-3, em 2h50, num duelo em que Monteiro se exibiu a bom nível e conseguiu de forma notável vencer uma segunda partida em que teve de salvar dois match points. No terceiro set, o ‘bombadeiro’ italiano acabou por fazer a diferença nos momentos chave. O encontro foi interrompido durante seis horas (!) quando estava 4-3 no terceiro set para o italiano e os tenistas regressaram apenas depois das 11 da noite para terminarem finalmente o encontro…

Foto: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Depois de quase três horas em campo, Berrettini regressa à Quadra Guga Kuerten no sábado para jogar os quartos-de-final, diante do vencedor do embate entre o espanhol Carlos Alcaraz e o argentino Federico Delbonis, que ontem ainda iniciaram 0 seu embate (5-4 para o jovem de 18 anos…) e que ainda tentarão retomá-lo madrugada dentro.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com