Basilashvili festeja primeira vitória desde março e desde… que foi detido

Por Bola Amarela - Janeiro 7, 2021
basilashvili

O calvário de Nikoloz Basilashvili no circuito ATP pode ter chegado ao fim. O georgiano, número 40 do ranking ATP, tornou-se no primeiro jogador a vencer um encontro num quadro principal esta temporada, ao bater o italiano Andrea Arnaboldi em Antalya. À primeira vista, até pode parecer algo relativamente normal, mas a verdade é que Basilashvili não festejava uma vitória desde… março! Na altura, triunfou na Taça Davis mas, no circuito ATP, era mesmo preciso recuar a fevereiro para descobrir o último triunfo do 6.º cabeça-de-série na Turquia. Em termos absolutos, tinha 11 derrotas consecutivas.

Tendo tudo isto em conta, Basilashvili acabou por acrescentar drama ao duelo com o 267.º colocado da hierarquia mundial masculina. É que Arnaboldi teve uma vantagem de 6-4 e 5-3 na mão, servindo para fechar o encontro a 5-4 na segunda partida. Mas aí apareceu o Basilashvili de outros tempos, a arrasar por completo, terminado com um ‘score’ final de 4-6, 7-5 e 6-1.

Confirma-se o fim do jejum de vitórias também desde que Basilashvili foi detido em maio do ano passado, acusado de agredir a ex-mulher à frente do seu filho. No meio de toda a polémica, os maus resultados acumularam-se e se a fórmula do ranking não se tivesse alterado devido à pandemia, as contas atiravam o georgiano bem para fora do top 100…

Segue-se um duelo com o turco Altug Celikbilek ou com o polaco Kacper Zuk na segunda ronda.