Badosa joga muito, quebra invencibilidade de Gauff em 2025 e estreia-se em ‘meias’ de Grand Slam

Por José Morgado - Janeiro 21, 2025
Badosa

Paula Badosa, antiga número dois do Mundo, alcançou esta terça-feira uma das vitórias mais importantes da sua vida para se qualificar para as meias-finais de um torneio de Grand Slam pela primeira vez na sua vida, aos 27 anos de idade.

A espanhola, atual número 11 do Mundo mas com regresso garantido ao top 10 mundial, derrotou nos quartos-de-final a norte-americana Coco Gauff, número três do Mundo e que estava invicta (9-0) em 2025,  por 7-5 e 6-4, com uma fabulosa exibição de ténis ofensivo, que foi capaz de explorar taticamente na perfeição as debilidades técnicas de Gauff, especialmente, como é sabido no segundo serviço (seis duplas faltas e abaixo de 140km/h em média) e na direita (mais de 30 erros não-forçados). Badosa nunca tinha conseguido derrotar uma tenista do top 10 num torneio de Grand Slam… até hoje!

Paula Badosa aguarda nas meias-finais pela vencedora do encontro do duelo da sessão noturna entre a bielorrussa Aryna Sabalenka, número um do Mundo, bicampeã em título e uma das suas melhores amigas, e a russa Anastasia Pavlyuchenkova.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com