Azarenka é a primeira nos ‘oitavos’; Tsurenko vence tie-break e meia-hora e Andreescu vira duelo épico

Por José Morgado - Julho 7, 2023

Victoria Azarenka, ex-líder mundial e atual 20.ª colocada da hierarquia WTA, é a primeira jogadora apurada para os oitavos-de-final femininos de Wimbledon, depois de esta sexta-feira ter alcançado uma excelente vitória sobre a russa Daria Kasatkina, número 10 do Mundo, por 6-2 e 6-4, num encontro que dominou quase por completo. Fica à espera da vencedora do embate entre Elina Svitolina e Sofia Kenin para saber quem defronta no domingo.

Quem também já está na segunda semana em Londres é a ucraniana Lesia Tsurenko, mas fê-lo de forma épica! Salvou cinco match points no tie-break de terceiro set que teve 38 pontos e mais de meia-hora diante da romena Ana Bogdan: 4-6, 6-3 e 7-6(20-18) foram os números finais de um encontro que entra para a história. Aguarda agora por Jessica Pegula ou Elisabetta Cocciaretto no domingo.

Por falar em duelos épicos, a canadiana Bianca Andreescu, campeã do US Open em 2019, alcançou uma vitória notável diante da ucraniana Anhelina Kalinina (26.ª WTA). A ex-top 5 mundial, atualmente fora do top 50, ainda desperdiçou uma vantagem de 4-2 no segundo set, mas depois virou de 2-5 abaixo no parcial decisivo para bater a jogadora de leste por 6-2, 4-6 e 7-6(10-7) e apurar-se para a terceira ronda de Wimbledon pela primeira vez.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt