Azarenka denuncia perda de contratos por engravidar

Por José Morgado - Julho 1, 2019
azarenka

Victoria Azarenka, antiga número um mundial, regressa esta segunda-feira a Wimbledon (defronta a francesa Alizé Cornet na primeira ronda) na ressaca de dois anos que não têm sido nada fáceis. A bielorrussa engravidou em 2016 — quando estava a fazer uma época de luxo — e no regresso nunca mais voltou a ser a mesma, com uma disputa de poder paternal pelo meio a dificultar-lhe a vida.

Outro dos problemas esteve relacionado com os seus patrocinadores. Segundo revela em declarações ao ‘Daily Telegraph’, a tenista de Minsk perdeu mesmo alguns apoios. “Não foi público, faz parte do passado e nem sequer vou dizer o nome da marca, mas a verdade é que isso aconteceu. Passei muito mal durante esses meses, não foi nada fácil”.

Azarenka assegura que o seu principal sponsor, a Nike, esteve sempre ao seu lado. “As mulheres têm tido a necessidade de estar constantemente a lutar por igualdade, mas espero que no futuro não seja mais preciso isso. Gostaria de ver as mulheres a receberem na mesma dinheiro durante a maternidade, como acontece com outras profissões, que a gravidez não significa deixar de receber um ordenado. A WTA é uma grande entidade e tem chances de ser pioneira também nesse sentido.”

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt