Aos 15 anos, Gauff elimina Venus Williams (39) rumo à segunda ronda de Wimbledon

Por José Morgado - Julho 1, 2019

Promete ser uma das histórias de Wimbledon 2019. Cori Gauff, de apenas 15 anos, tornou-se esta segunda-feira na mais jovem tenista a ganhar um encontro em Wimbledon desde 1991 (Jennifer Capriati), ao bater nada mais, nada menos do que a campeoníssima Venus Williams, de 39 anos e cinco vezes vencedora deste torneio em singulares, na primeira ronda da prova.

Depois de se ter tornado a mais jovem tenista a ultrapassar a fase de qualificação do torneio londrino na ‘era Open’ – desde 1968 -, Gauff afastou Venus, que disse ser um dos seus grandes ídolos, por 6-4 e 6-4, em uma hora e 19 minutos. ‘Coco’ tornou-se mesmo a mais jovem jogadora a vencer um encontro em ‘majors’ desde 1996, quando a russa Anna Kournikova triunfou no US Open.

A ocupar o 313.º posto da hierarquia mundial, Cori Gauff fez os exames da escola à distância para participar no ‘qualifying’ e já assegurou a presença na segunda ronda, na qual vai defrontar a eslovaca Magdalena Rybarikova.

Venus Williams, de 39 anos e que já tinha vencido dois dos seus cinco títulos na relva londrina quando Gauff nasceu, caiu apenas pela terceira vez na primeira ronda em 18 presenças em Wimbledon, onde chegou a nove finais.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/Wimbledon/status/1145761272513871872

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt