Aos 15 anos, Gauff elimina Venus Williams (39) rumo à segunda ronda de Wimbledon

Por José Morgado - 1 Julho, 2019

Promete ser uma das histórias de Wimbledon 2019. Cori Gauff, de apenas 15 anos, tornou-se esta segunda-feira na mais jovem tenista a ganhar um encontro em Wimbledon desde 1991 (Jennifer Capriati), ao bater nada mais, nada menos do que a campeoníssima Venus Williams, de 39 anos e cinco vezes vencedora deste torneio em singulares, na primeira ronda da prova.

Depois de se ter tornado a mais jovem tenista a ultrapassar a fase de qualificação do torneio londrino na ‘era Open’ – desde 1968 -, Gauff afastou Venus, que disse ser um dos seus grandes ídolos, por 6-4 e 6-4, em uma hora e 19 minutos. ‘Coco’ tornou-se mesmo a mais jovem jogadora a vencer um encontro em ‘majors’ desde 1996, quando a russa Anna Kournikova triunfou no US Open.

A ocupar o 313.º posto da hierarquia mundial, Cori Gauff fez os exames da escola à distância para participar no ‘qualifying’ e já assegurou a presença na segunda ronda, na qual vai defrontar a eslovaca Magdalena Rybarikova.

Venus Williams, de 39 anos e que já tinha vencido dois dos seus cinco títulos na relva londrina quando Gauff nasceu, caiu apenas pela terceira vez na primeira ronda em 18 presenças em Wimbledon, onde chegou a nove finais.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.