Áustria-Portugal, 1-1: Matilde Jorge quase fecha permanência e deixa Seleção perto do sonho

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 10, 2025
matilde-jorge

O objetivo principal de Portugal na Billie Jean King Cup está quase assegurado, mas há espaço para sonhar com algo inédito… e ainda é preciso ter muita atenção no duelo de pares. É que a Seleção Nacional tem a permanência quase garantida no Grupo I da Zona Europa/África, além de entrar no derradeiro encontro de pares nesta Pool D com hipóteses claras de lutar por uma vaga no playoff do Grupo Mundial.

Isto porque Matilde Jorge (277.ª) se chegou à frente na ausência da irmã Francisca Jorge, devido a lesão, e empatou o embate com a Áustria. Depois de Angelina Voloshchuk ser batida, a número dois nacional arrasou Arabella Koller (611.ª) por 6-1 e 6-1, em menos de uma hora, assegurando que a equipa das quinas entra no encontro de pares bem colocada para sair longe do lugar do playoff de descida.

Leia também:

 

De forma resumida, o pior cenário possível é uma derrota portuguesa no decisivo encontro de pares com a Áustria e uma vitória da Letónia diante da Croácia. Nesse caso, Portugal ficaria em último lugar do grupo e teria de lutar para segurar a permanência. No que à manutenção diz respeito, a equipa das quinas fica descansada com um triunfo ou com uma derrota da Letónia diante da Croácia.

Ora, Portugal também se mantém na luta para ficar em segundo lugar, que vale uma eliminatória com a Eslovénia para garantir um luar inédito no playoff do Grupo Mundial. Para depender apenas de si precisa de vencer por dois sets, ao passo que uma derrota da Letónia também apura a equipa das quinas mesmo em caso de derrota.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt