ATP 500 de Basileia quer dar o nome de Federer ao Court Central… mas não está fácil

Por José Morgado - Abril 11, 2019
ATP-500-Basileia

Em  2016, o ATP 500 de Barcelona decidiu dar ao seu court central o nome de Rafael Nadal, melhor tenista da história do país e 11 (!) vezes campeão da prova. Ora, o torneio de Basileia, terra-natal de Roger Federer, quer fazer o mesmo com o seu conterrâneo, mas não está fácil. O nome do helvético tem sido constantemente vetado pela autarquia local, tudo por uma questão… de coerência.

“O principal problema é o facto de Basileia apenas homenagear pessoas que já faleceram. Há quem ache que dar-lhe o nome de um estádio seria uma manobra comercial e que ele não precisa de mais dinheiro. Mas o Roger é o maior embaixador da cidade. E do país”, confessou a presidente da câmara, Martina Bernasconi, em declarações ao jornal ‘Express’.

Federer já ganhou o torneio de Basileia por 9 vezes.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com