ATP 500 de Basileia adia a ‘despedida’ de Federer: «Percebemos que ele precisa de mais tempo»

Por José Morgado - Outubro 10, 2022

O torneio de Basileia, cidade Natal de Roger Federer onde o suíço chegou a ser apanha-bolas antes de vencer a prova por 10 vezes, decidiu adiar a homenagem que tinha preparada para o ídolo suíço, retirado há duas semanas na Laver Cup, após uma decisão tomada em conjunto com o vencedor de 20 títulos de Grand Slam.

“O Federer é um dos melhores jogadores de todos os tempos e será uma honra para nós homenageá-lo no seu torneio, mas entendemos que ele precisa de mais tempo depois das emoções muito recentes da sua retirada do ténis”, pode ler-se no comunicado da organização da prova.

A decisão terá sido tomada a pedido do próprio Federer, que comentou este adiamento. “Agradeço por me quererem em Basileia no torneio este ano, mas ainda estou a tentar absorver tudo aquilo que se passou em Londres. Tenho a certeza de que em breve poderemos reencontrar-nos”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt