As estatísticas brutais que mostram a força de Sabalenka nos Grand Slams

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 7, 2024

Aryna Sabalenka continua a demonstrar uma tremenda apetência para torneios do Grand Slam. Ao conquistar o US Open, garantiu o seu terceiro título na carreira, sendo que todos eles se encaixam nos últimos oito Majors disputados. Por aí entende-se logo o nível que vai apresentando, mas os números não mentem.

A bielorrussa conseguiu desde logo ser a tenista com mais encontros ganhos em Grand Slams em 2024, isto mesmo sem disputar Wimbledon. Terminou a época com 18, os mesmos de Jasmine Paolini, sendo que é a primeira desde Serena Williams, em 2015 e 2016, a fechar temporadas consecutivos no topo desta estatística.

Por outro lado, encerrou o ano com a quinta percentagem mais alta de sempre em provas do Grand Slam, isto considerando quem disputou pelo menos dois torneios. Com 18 vitórias e uma derrota — que surgiu diante de Mirra Andreeva em Roland Garros –, Sabalenka ficou com 94,7%, atrás de três épocas de Serena Williams e uma de Justine Henin.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt