As contas da luta pelo número um do Mundo entre Alcaraz e Djokovic em Cincinnati

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 13, 2023
djokovic-alcaraz

Mais uma semana e mais uma luta pela liderança do ranking ATP vem aí. Carlos Alcaraz Novak Djokovic chegam ao Masters 1000 de Cincinnati com o trono da hierarquia mundial masculina em discussão, sendo que o espanhol parte em vantagem para se manter na frente.

Se retirarmos os pontos que Alcaraz defende da sua participação em Cincinnati na temporada passada (180 relativos aos quartos-de-final), então há 420 a separar os dois primeiros da hierarquia mundial masculina. Tendo isso em conta, Alcaraz garante automaticamente que continua como número um do Mundo se chegar à final, mesmo que a perca frente a Djokovic. Nesse cenário, o espanhol ficaria com apenas 20 (!) pontos de vantagem.

Leia também:

 

Por outro lado, Djokovic está sempre obrigado a chegar à final para ter hipóteses. Caso seja eliminado antes, o trono está entregue a Alcaraz. Para que a final seja suficiente para Nole subir à liderança, será necessário Alcaraz perder nos quartos-de-final. Para o título valer o primeiro posto do ranking, então o espanhol teria de ceder nas meias-finais.

ALCARAZ CONTINUA EM PRIMEIRO SE…

  • — Chegar à final
  • — Djokovic não chegar à final
  • — Chegar às meias-finais e Djokovic perder na final

 

DJOKOVIC SOBE A PRIMEIRO SE…

  • — Vencer o título e Alcaraz não chegar à final
  • — Chegar à final e Alcaraz não alcançar as meias-finais
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt