Árbitro italiano suspenso preventivamente por manipulação de resultados

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 15, 2022
Créditos: Bruno Alencastro/Bola Amarela

Francesco Totaro, árbitro de cadeira italiano, foi suspenso preventivamente pela Agência Internacional de Integridade do Ténis (ITIA), isto enquanto é investigado por acusações de manipulação de resultados.

Totaro ajuíza encontros a nível nacional em Itália, sendo que agora fica proibido de arbitrar ou participar em qualquer evento de ténis autorizado ou sancionado por qualquer órgão internacoinal de ténis ou associação nacional, como se lê nas regras da ITIA.

Isto chega uma semana depois de o mesmo organismo avançar para penas pesadas a três árbitros de cadeira tunisinos, todos pelo mesmo motivo. Majd Affi foi suspenso por 20 anos, ao passo que Mohamed Ghassen Snene e Abderahim Gharsallah ficam afastados durante sete anos cada.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt