Alex De Miñaur aponta ao topo e elogia resiliência de Jannik Sinner

Por José Morgado - Dezembro 9, 2025

Jannik Sinner e Carlos Alcaraz dominaram a temporada masculina de 2025, deixando no ar a questão sobre quem poderá ameaçar a hegemonia instalada pelos dois jovens campeões. Entre os candidatos mais consistentes surge Alex De Miñaur, atual número 7 mundial e semifinalista das ATP Finals, que acredita estar pronto para dar o salto definitivo em 2026.

Em declarações recolhidas pelo Tennis365, o australiano destacou a consistência quase imperturbável de Sinner, apontando vários exemplos da sua força mental ao longo do ano. “Uma das maiores virtudes do Jannik é o nível que apresenta, que nunca oscila. É impressionante tanto no plano tenístico como no mental. Teve derrotas duras e isso nunca o derrubou”, afirmou.

De Miñaur recordou, em particular, o que se passou em Roland Garros — onde Sinner esteve perto de vencer um duelo épico, acabando por cair após ter tido pontos de partida — e a forma como respondeu semanas depois, conquistando Wimbledon. “É inacreditável recuperar assim de uma desilusão tão grande. Parece que os momentos difíceis simplesmente não o afectam. Ficam para trás na semana seguinte”, sublinhou.

Com o objetivo de aproximar-se do topo, De Miñaur assume querer jogar “um ténis de altíssimo nível desde o primeiro ponto até ao último”, acreditando que é a única forma de incomodar Sinner e Alcaraz. “Eles dominaram os últimos dois anos. Não é fácil enfrentá-los, mas como competidores queremos evitar que apenas dois jogadores ganhem tudo. Temos de trabalhar para lhes dificultar a vida.”

O australiano fecha o ano com ambição renovada e a convicção de que 2026 poderá marcá-lo como um rival real para o duo dominante.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com