Alcaraz vence final dramática e é campeão de Roland Garros pela primeira vez
Carlos Alcaraz, de 21 anos de idade, escreveu este domingo mais uma página numa carreira que promete ser lendária, ao conquistar o seu primeiro título em Roland Garros. O tenista de El Palmar, uma pequena localidade do município espanhol de Múrcia, conquistou o seu terceiro título Major em três provas diferentes e está agora a apenas um troféu no Australian Open (onde nunca passou dos quartos-de-final) de se tornar no quinto jogador da Era Open a alcançar o Grand Slam de carreira. Alcaraz torna-se no mais jovem jogador da história a vencer três Grand Slams em três superfícies distintas, superando Rafael Nadal, que fê-lo aos 22 anos e 7 meses.
Numa final nem sempre bem jogada mas muito tensa, longa e com contornos épicos, Alcaraz, número três do Mundo, derrotou o alemão Alexander Zverev, quarto ATP, por 6-3, 2-6, 5-7, 6-1 e 6-2, num duelo de 4h20.
Depois de um primeiro set em que o espanhol se exibiu a bom nível, Zverev impôs-se na segunda partida, vencendo os últimos cinco jogos, mas Alcaraz parecia ter virado o encontro quando passou a liderar por 5-2 no terceiro set. Inesperadamente, o espanhol perdeu totalmente o fio de jogo a partir dessa altura e Zverev, ajudado por muitos erros não-forçados, venceu cinco jogos consecutivos e a terceira partida por 7-5.