Alcaraz teve de sofrer, mas vira rumo à sua nona final seguida em Tóquio

Por José Morgado - Setembro 29, 2025
alcaraz-toquio

Carlos Alcaraz, número um do Mundo, qualificou-se esta segunda-feira para a final do ATP 500 de Tóquio, no Japão, naquela que é a sua estreia absoluta no país. É a 10.ª final do ano para o espanhol, nona consecutiva. Desde a derrota na segunda ronda do ATP Masters 1000 de Miami em março, Alcaraz chegou à final de todos os torneios que disputou: Monte-Carlo (título), Barcelona (final), Roma (título), Roland Garros (título), Queen’s Club (título), Wimbledon (final), Cincinnati (título), US Open (título) e agora Tóquio.

Nas meias-finais, que reeditaram a final do US Open 2022, Alcaraz, de 22 anos, voltou a levar a melhor sobre o norueguês Casper Ruud (12.º ATP), por 3-6, 6-3 e 6-4, num encontro que superou as duas horas e onde teve de puxar dos galões para evitar a sua primeira derrota antes de uma final em quase sete meses.

O espanhol vai agora reencontrar Taylor Fritz, quinto ATP, na final da prova japonesa. O campeão do torneio em 2022 derrotou Alcaraz há 10 dias, na Laver Cup, mas o espanhol lidera o confronto direto por 3-1.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com