Alcaraz explica a chave para se ter salvo no segundo set contra Cilic em Doha

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 18, 2025

Carlos Alcaraz apurou-se para os oitavos-de-final do ATP 500 de Doha com um triunfo por 6-4 e 6-4 diante de Marin Cilic, mas a verdade é que o resultado esconde o enorme perigo que o espanhol enfrentou na segunda partida. A perder por 4-3, enfrentou um 0-40 no serviço, com o croata à espreita para poder forçar um set decisivo, algo que Alcaraz contrariou em grande estilo, já que não voltou a perder jogos. Mas como é que fez isso?

“Todos sabemos como é o Marin Cilic, um jogador que pressiona sempre, até na resposta. Tem um jogo muito agressivo que faz mossa, é muito perigoso na resposta. Estou muito contente por ter sobrevivido naquela situação. Foi muito importante manter a calma nessa altura, estar tranquilo e recuperar as minhas rotinas habituais. De imediato voltei a ir à procura das minhas pancadas, era o único caminho para ganhar este encontro em dois sets”, atirou.

Leia também:

 

Alcara falou ainda do facto de fazer esta terça-feira cinco anos que se estreou no circuito ATP, então a bater Albert Ramos numa sessão noturna no Rio de Janeiro. “Foi como um sonho, lembro como algo muito especial. Nesse momento era tudo muito diferente, talvez por isso recorde como um sonho, mas também foi uma fase muito complicada devido à pandemia e as dificuldades que isso trouxe no circuito. É incrível que já tenham passado cinco anos, o caminho até aqui foi impressionante. Mas essa vitória será sempre inesquecível porque foi a primeira. Alcancei muitas das minhas metas, fui número um do Mundo e ganhei títulos do Grand Slam, pelo que só posso definir esta viagem como um sonho”, sustentou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt