Alcaraz corre o risco de descer para o quinto lugar do ranking ATP depois do US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 30, 2024

Carlos Alcaraz tem de lidar com a frustração de ter sido de forma muito surpreendente eliminado logo na segunda ronda do US Open 2024, ao tombar com estrondo diante de Botic van de Zandschulp, em apenas três sets. O espanhol esteve irreconhecível durante quase todo o encontro e sai de Nova Iorque pela porta pequena, mas consequências podem não ficar por aqui.

É que o ranking de Alcaraz pode sofrer também devido a esta saída madrugadora, um ano depois de ter atingido as meias-finais. Não só vai ficar mais longe da liderança de Jannik Sinner, como corre mesmo o risco de sair dos Estados Unidos… no quinto lugar do ranking ATP. Isto mesmo tendo conquistado Indian Wells, Roland Garros e Wimbledon.

Ora, para que isso se torne realidade, Daniil Medvedev tem de conquistar o torneio, batendo Novak Djokovic na final. Esse cenário empurra Carlitos para a quinta posição, sendo que cai para o quarto posto caso um dos dois pressupostos se torne realidade. Quanto à distância para a frente, na pior das hipóteses, Alcaraz sai do US Open com uma desvantagem de 4.490 pontos, caso Sinner conquiste o título.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt