Alcaraz bateu o Big Three mas é ‘só’ o quinto mais novo a fazer o pleno de superfícies

Por Pedro Gonçalo Pinto - Junho 27, 2023

Mal Carlos Alcaraz conquistou no ATP 500 de Londres o seu primeiro título em relva, saltou à vista o facto de ter batido o Big Three no que diz respeito à idade com que vez o pleno de superfícies. Um feito por si só notável, mas a verdade é que se escavou mais fundo para se chegar à conclusão de que o espanhol de 20 anos passou a ser o quinto mais novo a arrecadar troféus em piso rápido, terra batida e relva.

Não deixa de ser um feito impressionante, mas Alcaraz é batido por quatro ilustres que marcaram o ténis mundial. O mais novo de sempre permanece Bjorn Borg, com um recorde que dificilmente será batido. É que o sueco já tinha vencido títulos em todas as superfícies aos… 17 anos.

Notável também foi o percurso alcançado por Mats Wilander, Jimmy Connors e, mais recentemente, Lleyton Hewitt, todos eles a fazerem o hat trick aos 19 anos. Alcaraz falhou por pouco essa marca, pelo que fica no quinto lugar deste ranking histórico.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt