Agustín Garizzio, o argentino que derrotou Roger Federer três vezes

Por José Morgado - Fevereiro 5, 2020

Ainda antes de Roger Federer se tornar na incontestável lenda que é hoje, houve uma série de jogadores, hoje desconhecidos, que conseguiram derrotá-lo em torneios de escalões inferiores do circuito profissional. Mas houve um que fê-lo… por três vezes. Agustín Garizzio, um argentino que chegou a ser 171.º do ranking ATP, lembrou os seus três encontros com o helvético, então de 16 anos, em Futures suíços em 1997.

“Ele já era incrível com 15 ou 16 anos. Estava a subir. Eu era um jogador de top 200 e ainda assim tive sempre muitos problemas para derrotá-lo. Fi-lo por três ocasiões, mas sempre em três sets”, desabafou o tenista das Pampas, que revela ainda que Federer tinha uma esquerda muito inconsistente quando era júnior.

Garizzio lembra ainda o mau feitio do tenista de Basileia. “Odiava perder e tinha mau feitio. Mandava a raqueta constantemente ao chão e irritava-se muito. Hoje em dia é quase impensável ver isso…”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt