A incrível coincidência que junta os números de Djokovic, Federer e Nadal

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 10, 2023

Novak Djokovic apanhou Rafael Nadal com 92 títulos no ATP Tour, depois de arrebatar o troféu em Adelaide. O sérvio tornou-se no mais novo do Big Three a atingir esta marca — Roger Federer terminou a carreira com 103 –, mas a verdade é que há uma incrível proximidade no momento do percurso em que cada um dos três monstros do ténis mundial atingiram o referido 92.º troféu ao mais alto nível.

Ora, Djokovic fê-lo com 35 anos e 8 meses, batendo o registo de Federer, que conquistou o ATP 500 de Halle em 2017, quando tinha 35 anos e 10 meses. Já Nadal atingiu essa meta poucos dias depois de celebrar o 36.º aniversário, então no torneio de Roland Garros na temporada passada.

Uma enorme proximidade, restando saber quem terá mais títulos quando todas as raquetes estiverem penduradas na parede.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt