A estatística que mostra a diferença brutal entre o ténis masculino e feminino nos últimos anos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 18, 2023

Marketa Vondrousova foi a mais recente surpresa nos torneios do Grand Slam femininos. Basta ver que a checa, que nem sequer era cabeça-de-série, sagrou-se campeã em Wimbledon, ao concluir duas semanas de altíssimo nível. Isso faz com que Vondrousova, agora top 10 mundial, se tenha tornado na 16.ª mulher a vencer o seu primeiro Major… ao longo das últimas oito temporadas, o que perfaz uma média de duas novas campeãs por época durante esse período.

Um dado por si só impressionante, mas que se torna ainda mais expressivo quando fazemos a comparação com o que se passou no ténis masculino durante o mesmo espaço de tempo. É que houve apenas três homens a conquistarem os primeiros Grand Slams das respetivas carreiras, com Dominic Thiem, Daniil Medvedev Carlos Alcaraz a completarem esse lote.

No lado feminino, Angelique Kerber, Garbiñe Muguruza, Jelena Ostapenko, Sloane Stephens, Caroline Wozniacki, Simona Halep, Naomi Osaka, Ashleigh Barty, Bianca Andreescu, Sofia Kenin, Iga Swiatek, Barbora Krejcikova, Emma Raducanu, Elena Rybakina, Aryna Sabalenka Marketa Vondrousova são as campeãs. Será que alguém vai ampliar alguma das listas no US Open?

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt