A estatística que já deixa Medvedev entre monstros da história do ténis

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 25, 2023

Depois de conquistar o ATP 500 de Roterdão com uma série de boas exibições, Daniil Medvedev não quis travar e arrecadou também o troféu no ATP 250 de Doha. O tenista russo não só garantiu o regresso ao top 10 como agora já vai ser o número sete da hierarquia mundial, com espaço para subir ainda mais ao participar esta semana no torneio do Dubai, que tem 500 p0ntos para oferecer ao campeão.

Mas a verdade é que, aconteça o que acontecer nos Emirados Árabes Unidos, já ninguém tira uma estatística impressionante ao russo. É que Medvedev já pode dizer que está dentro da discussão com autênticos monstros do ténis mundial, tendo em conta que somou a sua sexta época consecutiva com múltiplos títulos em piso rápido.

Ora, sabe quem são os outros que conseguiram alcançar este feito? Nós dizemos. Novak Djokovic teve uma sequência destas durante dez (!) temporadas, entre 2007 e 2016, ao passo que Jimmy Connors fê-lo durante oito anos seguidos. Já Pete Sampras, Roger Federer Andy Murray chegaram às sete.

 

Resta agora saber até que ponto Medvedev vai conseguir escalar nesta tabela. A conversa continua na próxima temporada…

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt