A estatística brutal de Alcaraz relacionada com tie-breaks decisivos

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 1, 2024

Carlos Alcaraz foi levado ao limite por Jan-Lennard Struff nos oitavos-de-final do Masters 1000 de Madrid. O bicampeão em título viu-se obrigado a disputar um tie-break no terceiro parcial, depois de desperdiçar uma vantagem clara e quatro match points mas, chegada a hora da verdade, o número três do ranking ATP não vacilou e carimbou o passaporte para os ‘quartos’.

Pois bem, isto fez com que Carlitos ampliasse um registo verdadeiramente impressionante no que diz respeito a tie-breaks em sets decisivos. Desde o início da carreira, considerado todos os níveis de competição, de ITF a ATP, Alcaraz já viu encontros serem resolvidos com um tie-break em 16 ocasiões: de lá saiu com… 14 vitórias. As únicas derrotas foram na final de Cincinnati no ano passado com Novak Djokovic, bem como na terceira ronda do Australian Open de 2022 com Matteo Berrettini.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt