Gastão Elias cede após batalha de cinco sets

Por admin - Maio 25, 2015

Gastão Elias era o convidado da festa na catedral da terra batida, mas não se intimidou com o aparato e fez com que as atenções centradas no anfitrião fossem repartidas por si. A exibir-se a um óptimo nível, o número dois português obrigou o francês Benoit Paire a puxar dos galões para conseguir seguir em frente em Roland Garros, depois de uma batalha de cinco sets, que terminou ao cabo de duas horas e 59 minutos, com os parciais de 5-7, 6-3, 4-6, 6-4 e 6-2 a favor do jogador gaulês.

O jogador da Lourinhã, atualmente no 152.º posto do ranking mundial, fica, assim, a um passo de alcançar um marco histórico na sua carreira, já que o triunfo lhe daria acesso pela primeira vez à segunda ronda de um Grand Slam, depois de no ano passado ter sido impedido de o conseguir pelo argentino Diego Schwartzman, também no Grand Slam parisiense.

Ciente do que precisava de fazer, Elias começou por meter em sentido o gaulês de 26 anos, 71.º do mundo, ao arrecadar o set inaugural, o seu primeiro em torneios do Grand Slam. Paire respondeu bem, empatando a contenda, mas o português de 24 anos mostrou-se muito determinado no terceiro parcial, conseguindo pancadas de grande brilhantismo, como aconteceu no momento em que fechou o set, com uma resposta de esquerda sem defesa possível para o seu oponente.

O jogo do “ora ganho eu, ora ganhas tu” continuou e o quarto set foi o francês, antigo top-30 mundial, quem o venceu. O apoio do público português presente nas bancadas fez-se sentir na fase final da partida, mas Elias não conseguiu impedir o 4-6 desfavorável e Paire aproveitou a quebra do jogador luso para quebrar o serviço logo no jogo inaugural da quinta partida. Elias voltou a ceder o seu serviço no quinto jogo, o que se revelou fatal para as suas aspirações na prova francesa.

Roland Garros passa a ser o mais-bem sucedido torneio do Grand Slam do segundo melhor jogador português, que repetiu a presença no quadro principal alcançada no ano passado. Em Wimbledon, Elias conta com uma primeira ronda, em 2013, sendo que no Open da Austrália e no Open dos Estados Unidos nunca passou da fase de qualificação.