WTA Finals. O que nos dizem o registo de confrontos diretos?

Por admin - Outubro 22, 2017

Faltam poucas horas para o arranque do torneio que, de entre as oito melhores jogadoras do ano no circuito profissional feminino, irá ditar quem é que se sobressai numa semana de duelos de luxo em Singapura. As WTA Finals tiveram os seus grupos definidos nesta sexta-feira e nós analisámos aquilo que o registo de confrontos diretos nos podem indicar. E há alguns dados algo inesperado.
Simona Halep e Garbiñe Muguruza, respetivamente primeira e segunda cabeças-de-série, sabiam de antemão que iriam ficar em grupos separados e com hipóteses de se defrontarem não antes das meias-finais. As bolas rolaram e ficou definido que a romena iria partilhar o Grupo Vermelho com Svitolina, Wozniacki e Garcia, enquanto que a espanhola teria pela frente, nos seus primeiros três duelos, Pliskova, Williams e Ostapenko no Grupo Branco.
Este parece ser, de facto, aquele que irá trazer encontros mais equilibrados e espetaculares ao longo dos primeiros dias, com a experiência de Venus Williams e a jovialidade de Jelena Ostapenko e fazerem frente ao serviço de Karolina Pliskova ou ao favoritismo teórico de Muguruza. Isto é o que nos contam os números do registo de confrontos diretos (encontros sobre o piso rápido entre paréntesis):

wta-finals

Pontos a destacar

  • Garbiñe Muguruza soma dez derrotas em onze encontros sobre o piso rápido frente às restantes jogadoras do seu grupo. Nunca venceu Venus Williams nesta superfície, embora o último encontro tenha sido em 2015, e perdeu com Jelena Ostapenko recentemente em Wuhan.
  • Karolina Pliskova é, unicamente segundo os dados estatísticos, a jogadora com maiores chances de vencer o Grupo Branco.
  • Jelena Ostapenko e Venus Williams são as duas únicas jogadoras que nunca se defrontaram sobre o piso rápido. A norte-americana venceu o único duelo entre ambas, nos quartos-de-final de Wimbledon – embora o court de Singapura seja bem lento.

Já do lado do Grupo Vermelho, o equilíbrio é mais notório. Elina Svitolina tem um balanço positivo no total de encontros frente a todas as jogadoras do grupo, sendo a única, ao passo que Caroline Garcia é teoricamente o elo mais fraco. Estes são os registos:
wta-finals

Pontos a destacar

  • Simona Halep, número um mundial, tem um registo positivo apenas contra uma das jogadoras do seu grupo.
  • Caroline Wozniacki é a única jogadora com um registo positivo contra a maioria das jogadoras do seu grupo, mas tem Elina Svitolina como alguém que lhe vai criar muitas dificuldades.
  • Caroline Garcia demonstrou várias dificuldades frente a Wozniacki, Svitolina e Halep em encontros sobre o piso rápido.