Jaime Faria e Henrique Rocha triunfam e estão mais próximos de se defrontarem no Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 12, 2026
Faria-Rocha
FOTOS: Mateusz Mecik

Jaime Faria e Henrique Rocha, os dois representes portugueses na fase de qualificação masculina do Australian Open 2026, deram esta segunda-feira um primeiro passo sólido a caminho do sonho de disputarem o quadro principal do primeiro Major do ano.

Faria, de 22 anos e 151.º ATP, derrotou o croata Luka Mikrut (160.º), num duelo muito equilibrado e tenso, por 7-6(2) e 7-5, ao passo que Rocha, de 21 anos e 157.º do Mundo, não teve quaisquer problemas diante do brasileiro João Reis da Silva (204.º), impondo-se por 6-2 e 6-4 em menos de 80 minutos.

Faria e Rocha estão assim a apenas uma vitória cada de se defrontarem na ronda de acesso ao quadro. Na segunda ronda do qualifying, Faria medirá forças com o libanês Benjamin Hassan (259.º) e Rocha com o argentino Marco Trungelliti (130.º).

Em 2025, os dois tenistas portugueses chegaram à terceira ronda do qualifying. Rocha perdeu com o italiano Matteo Gigante, mas Faria passou a fase prévia e só parou diante de Novak Djokovic na segunda ronda do quadro principal. E ainda lhe ganhou um set…

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com