Svitolina apura-se em Auckland para a 24.ª final da carreira

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 10, 2026

Está definida a final do WTA 250 de Auckland, na Nova Zelândia. Elina Svitolina (13.ª do ranking WTA) e Xinyu Wang (57.ª) vão lutar pelo título depois de terem vencidos duelos com histórias bem diferentes nas meias-finais.

A ucraniana, primeira cabeça-de-série, superou a jovem norte-americana Iva Jovic (35.ª) com os parciais 7-6(5) e 6-2, isto depois de estar a perder por 3-0 (com dois breaks de desvantagem) e até ter visto a adversária servir para fechar a 5-4. Certo é que Svitolina carimbou mesmo o acesso à 24.ª final da carreira e vai à procura do 19.º título para começar a temporada da melhor maneira possível.

Já Xinyu Wang resistiu a uma tremenda batalha de quase três horas com Alexandra Eala (53.ª), com os parciais 5-7, 7-5 e 6-4. A tenista das Filipinas serviu para fechar o encontro a 5-3 no segundo set e não aproveitou um match point, enquanto ainda ameaçou recuperar de 1-5 abaixo no terceiro, antes de Wang selar o apuramento para a segunda final da carreira.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt