Muguruza surpreendida com a separação do momento: «É estranho mudar o que está bem»

Por José Morgado - Dezembro 23, 2025

A separação entre Carlos Alcaraz e Juan Carlos Ferrero continua a gerar forte impacto no mundo do ténis e a dominar a atualidade desportiva neste mês de dezembro. Depois de concluir a primeira semana de treinos em Múrcia ao lado de Flavio Cobolli, o número um mundial segue a preparar a nova época, mas a decisão de colocar fim a uma parceria histórica continua a suscitar surpresa e debate.

A mais recente voz a pronunciar-se foi Garbiñe Muguruza. A ex-número um mundial passou pelos estúdios de El Larguero, da Cadena SER, e assumiu ter ficado claramente surpreendida com a rutura, sobretudo pelo momento em que aconteceu, logo após uma temporada de enorme sucesso por parte do tenista espanhol.

“Surpreendeu-me imenso, acho que a toda a gente. O Carlos é o número um do mundo: que melhor época pode fazer do que essa?”, afirmou Muguruza, sublinhando o carácter inesperado da decisão. A antiga campeã de Wimbledon e Roland Garros recordou ainda que Alcaraz conquistou títulos do Grand Slam e vários torneios ao longo do ano, tornando difícil compreender a necessidade de uma mudança tão profunda.

“É estranho fazer uma alteração num momento tão bom. Quando as coisas estão a funcionar, a tendência é não mudar”, acrescentou, assumindo curiosidade em perceber as verdadeiras razões por detrás da separação.

Apesar de evitar juízos definitivos, Muguruza junta-se ao coro de figuras do circuito que encaram esta rutura com surpresa e cautela, numa fase em que Alcaraz inicia um novo capítulo da sua carreira sob enorme escrutínio.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com