Henrique Rocha bate Frederico Silva rumo à final em Matsuyama

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 8, 2025
Henrique-Rocha
FOTO: Beatriz Ruivo

Henrique Rocha superou Frederico Silva num duelo português e apurou-se para a final do Challenger de Matsuyama, no Japão. O número 167 do ranking ATP, primeiro cabeça-de-série do torneio nipónico, vai disputar a sua segunda final da temporada e irá à procura do primeiro título nesta categoria desde a temporada passada, em Murcia.

Numa batalha de colegas de treino, Rocha bateu o 249.º da hierarquia mundial com os parciais 6-2 e 6-3, em 1h21, sendo que acabou por se superiorizar de forma clara. Basta ver que não foi quebrado e só enfrentou dois break points, carimbando mesmo o acesso à final, onde irá ter pela frente o japonês Sho Shimabukuro (157.º), o quarto tenista da casa que defronta esta semana.

Rocha disputa a quarta final da carreira e está a subir provisoriamente para o 162.º posto do ranking ATP. Caso conquiste o título, salta para o 155.º lugar, antes de regressar a Portugal, onde irá finalizar a temporada no Maia Open. Já Frederico Silva continua no Japão e ainda compete em Kobe na próxima semana.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt