Itália consegue duas reviravoltas brutais e bate China rumo às ‘meias’ da BJK Cup

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 16, 2025

Simplesmente inacreditável. A Itália iniciou a defesa do título da Billie Jean King Cup com um triunfo por 2-0 diante da China, mas os números escondem aquilo que podia perfeitamente ter sido um 2-0… para a seleção da casa!

Ora vamos por partes. Yue Yuan (102.ª) liderou frente a Elisabetta Cocciaretto (91.ª) por 5-2 no segundo set e 4-0 (com dois breaks) ou 5-2 no terceiro para acabar por perder com 4-6, 7-5 e 7-5 no marcador, ao cabo de quase três horas de batalha.

A China ficou obrigada a vencer por intermédio de Xinyu Wang (34.ª) e a verdade é que a chinesa esteve pertíssimo desse objetivo diante de Jasmine Paolini (8.ª). 4-6, 7-6(4) e 6-4 foi o resultado final, sendo que Wang liderou por 5-3 no segundo set e 4-2 (com 40-0 no serviço) no terceiro. Certo é que a italiana resistiu e garantiu uma vaga nas meias-finais, esperando agora por Espanha ou Ucrânia.

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt