Sinner está muito perto de igualar recordes notáveis relativos a torneios do Grand Slam

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 4, 2025
epa12331416 Jannik Sinner of Italy reacts to gaining a lead against Alexei Popyrin of Australia during the second round of the US Open Tennis Championships at the USTA Billie Jean King National Tennis Center in Flushing Meadows, New York, USA, 28 August 2025. The US Open tournament runs from 24 August through 07 September. EPA/SARAH YENESEL

Jannik Sinner está a realizar uma temporada quase perfeita no que diz respeito a torneios do Grand Slam. Até agora, o número um do Mundo só perdeu mesmo a final de Roland Garros — e teve championship points… –, pelo que vai ampliando registos brutais e está muito próximo de se juntar a recordes notáveis em Majors.

Desde logo, Sinner pode apanhar Roger Federer, Novak Djokovic e Rod Laver como os tenistas que mais triunfos somaram em Grand Slams numa só temporada, com 27. O suíço fê-lo em 2006 e 2007. o sérvio alcançou-o em 2015, 2021 e 2023, sendo que os dois ficaram a uma só vitória de completarem o Grand Slam de calendário nessas respetivas épocas. Já Laver fechou mesmo esse objetivo em 1969, a única vez que aconteceu na Era Open, mas não teve de jogar a primeira ronda do Australian Open, pelo que se ficou pelas 27 vitórias. Ora, Sinner tem, naturalmente, de conquistar o US Open para chegar às 27.

Por outro lado, Sinner pode tornar-se apenas no oitavo jogador a alcançar a final dos quatro Grand Slams na mesma época, imitando o que fizeram Jack Crawford, Don Budge, Frank Sedgman, Lew Head, Rod Laver, Roger Federer Novak Djokovic. Se limitarmos esta análise à Era Open, apenas Laver, Federer e Djokovic entram…

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt