Swiatek explica como saiu de 5-1 abaixo contra Kalinskaya: «É fácil entrar em pânico…»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 1, 2025

Iga Swiatek apurou-se para os oitavos-de-final do US Open a bater Anna Kalinskaya. Até aí tudo normal. O que 7-6(2) e 6-4 esconde é que a polaca chegou a estar a perder por 5-1 no primeiro parcial — e a russa serviu outra vez para fechar a 6-5 –, antes de sair por cima desse desafio. Mas como é que o fez? A própria respondeu.

“Houve momentos em que não sabia o que fazer, o que devia mudar. A minha equipa ajudou-me um pouco, até que chegámos ao ponto em que não tínhamos mais opção, era só manter as margens e tentar passar mais uma bola. Talvez aí tenha sido inteligente em não ir diretamente para o winner. Nem sempre é fácil encontrar soluções, demora sempre algum tempo. O que é preciso é ter a mente suficientemente aberta para pensar no que podes fazer. Foi um dia bastante bom nesse sentido. É fácil entrar em pânico a perder por 5-1, mas não o fiz”, apontou Swiatek.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt