SURREAL! Venus Williams entra na máquina do tempo e derrota a número 35 do Mundo aos 45 anos

Por José Morgado - Julho 23, 2025

Venus Williams, de 45 anos, escreveu esta terça-feira ao final da noite uma das páginas mais surpreendentes (e bonitas) dos últimos tempos no ténis mundial, ao vencer no regresso à competição após 16 meses completamente afastada da modalidade. Um dia depois de brilhar para avançar na competição de pares, a antiga número um do Mundo e campeã de 23 títulos de Grand Slam (sete em singulares, 16 em pares) e cinco medalhas olímpicas (quatro de ouro, uma de prata) venceu também em singulares rumo à segunda ronda, naquela que é a sua primeira vitória individual desde agosto… de 2023.

Num encontro de primeira ronda que encheu as bancadas do court central do WTA 500 de Washington, a campeoníssima derrotou a sua mais jovem compatriota Peyton Stearns, número 35 do Mundo e a fazer a melhor época da sua carreira, por 6-3 e 6-4, num duelo resolvido ligeiramente acima da hora e meia e no qual Venus Williams fez os anos (ou as décadas!) andar para trás — serviu muito bem, bateu na bola como sempre o fez e movimentou-se surpreendente bem tendo em conta a idade e os muitos problemas físicos dos últimos anos!

Venus Williams, que se estreou no circuito em 1994, aos 14 anos, muito antes de Stearns ter nascido (2001), vai defrontar na segunda ronda, na quinta-feira a polaca Magdalena Frech, 24.ª WTA.

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com