Incrível: Jaime Faria vai defrontar Henrique Rocha na 1.ª ronda do Oeiras Open 5

Por José Morgado - Maio 10, 2025
faria-rocha
FOTO: Miguel Reis

Os amigos e colegas de treino Jaime Faria e Henrique Rocha vão estar frente a frente na primeira ronda do Oeiras Open 5, torneio ATP Challenger 100 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, no Complexo de Ténis do Jamor, entre os dias 11 e 17 de maio e que começa este domingo com sete jovens portugueses no qualifying.

Parceiros no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis que tem como base o Estádio Nacional do Jamor, Faria e Rocha (respetivamente 108.º e 195.º classificados no ranking mundial) vão medir forças pela sexta vez em provas internacionais, mas primeira do ano e primeira no circuito Challenger.

Rocha, um ano mais novo, levou a melhor contra Faria — que é o campeão em título e o segundo cabeça de série deste torneio — em todas as anteriores: nos ITF M25 de Vila Real de Santo António, Sintra, Tavira e Vale do Lobo em 2023 e no qualifying de Wimbledon em 2024. 

Além de ser o primeiro embate entre ambos no ATP Challenger Tour, este também será o primeiro braço de ferro entre os dois amigos (e por vezes até parceiros de pares) em terra batida no que a provas internacionais diz respeito.

Os dois jovens do CAR foram os únicos portugueses a obter entrada direta, mas a eles juntaram-se, com wild cards, outros três: Gastão Elias (308.º), recordista luso de títulos (10) e finais (23) no circuito Challenger e também o maior campeão no Jamor, onde já ergueu três títulos, tem de esperar pela conclusão do qualifying para conhecer o próximo adversário e caso supere a primeira etapa será o adversário do vencedor do embate luso que promete agitar o arranque do torneio.

Tiago Pereira (409.º) também terá de aguardar pela conclusão da fase de qualificação para conhecer o primeiro adversário, enquanto Pedro Araújo (443.º) medirá forças com o terceiro pré-designado Christopher Eubanks (110.º), quartofinalista de Wimbledon e número 29 mundial há dois anos.

O jogador dos Estados Unidos da América celebrou o 28.º aniversário esta semana e viajou para o Jamor com o objetivo de somar pontos que lhe permitam, na derradeira oportunidade, assegurar a entrada direta no torneio do Grand Slam britânico.

Os cinco portugueses já assegurados na grelha final deste Oeiras Open 5 ficaram inseridos na metade inferior, a mesma onde está Cristian Garín. O chileno (153.º e ex-17.º) é o mais credenciado de todos os participantes e para além dos cinco títulos ATP também conta com quartos de final nos ATP Masters 1000 de Madrid e Roma, precisamente em terra batida, tendo encontro marcado com o argentino Juan Pablo Ficovich (152.º) na estreia.

O estatuto de cabeça de cartaz cabe ao brasileiro Thiago Monteiro (106.º), ex-número 61 mundial e vencedor do Braga Open de 2021, que terá como primeiro oponente o norte-americano Mitchell Krueger (151.º).

Por realizar-se na antecâmara para Roland-Garros, o torneio terminará no sábado, com as duas finais, o que significa que na segunda-feira já serão realizados alguns encontros da primeira ronda.

No entanto, a jornada de domingo ainda será totalmente dedicada ao qualifying e aí destacam-se os sete representantes que compõem a comitiva nacional: João Domingues (549.º), Francisco Rocha (696.º), João Graça (1277.º), Guilherme Valdoleiros (2119.º), Dino Molokova (sem classificação) e os estreantes Diogo Coelho e Tiago Valentim entrarão em ação a partir das 11 horas.

A entrada é gratuita ao longo de toda a semana.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com