This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Incrível: Jaime Faria vai defrontar Henrique Rocha na 1.ª ronda do Oeiras Open 5

Os amigos e colegas de treino Jaime Faria e Henrique Rocha vão estar frente a frente na primeira ronda do Oeiras Open 5, torneio ATP Challenger 100 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, no Complexo de Ténis do Jamor, entre os dias 11 e 17 de maio e que começa este domingo com sete jovens portugueses no qualifying.
Parceiros no Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis que tem como base o Estádio Nacional do Jamor, Faria e Rocha (respetivamente 108.º e 195.º classificados no ranking mundial) vão medir forças pela sexta vez em provas internacionais, mas primeira do ano e primeira no circuito Challenger.
Rocha, um ano mais novo, levou a melhor contra Faria — que é o campeão em título e o segundo cabeça de série deste torneio — em todas as anteriores: nos ITF M25 de Vila Real de Santo António, Sintra, Tavira e Vale do Lobo em 2023 e no qualifying de Wimbledon em 2024.
Além de ser o primeiro embate entre ambos no ATP Challenger Tour, este também será o primeiro braço de ferro entre os dois amigos (e por vezes até parceiros de pares) em terra batida no que a provas internacionais diz respeito.
Os dois jovens do CAR foram os únicos portugueses a obter entrada direta, mas a eles juntaram-se, com wild cards, outros três: Gastão Elias (308.º), recordista luso de títulos (10) e finais (23) no circuito Challenger e também o maior campeão no Jamor, onde já ergueu três títulos, tem de esperar pela conclusão do qualifying para conhecer o próximo adversário e caso supere a primeira etapa será o adversário do vencedor do embate luso que promete agitar o arranque do torneio.
Tiago Pereira (409.º) também terá de aguardar pela conclusão da fase de qualificação para conhecer o primeiro adversário, enquanto Pedro Araújo (443.º) medirá forças com o terceiro pré-designado Christopher Eubanks (110.º), quartofinalista de Wimbledon e número 29 mundial há dois anos.
O jogador dos Estados Unidos da América celebrou o 28.º aniversário esta semana e viajou para o Jamor com o objetivo de somar pontos que lhe permitam, na derradeira oportunidade, assegurar a entrada direta no torneio do Grand Slam britânico.
Os cinco portugueses já assegurados na grelha final deste Oeiras Open 5 ficaram inseridos na metade inferior, a mesma onde está Cristian Garín. O chileno (153.º e ex-17.º) é o mais credenciado de todos os participantes e para além dos cinco títulos ATP também conta com quartos de final nos ATP Masters 1000 de Madrid e Roma, precisamente em terra batida, tendo encontro marcado com o argentino Juan Pablo Ficovich (152.º) na estreia.
O estatuto de cabeça de cartaz cabe ao brasileiro Thiago Monteiro (106.º), ex-número 61 mundial e vencedor do Braga Open de 2021, que terá como primeiro oponente o norte-americano Mitchell Krueger (151.º).
Por realizar-se na antecâmara para Roland-Garros, o torneio terminará no sábado, com as duas finais, o que significa que na segunda-feira já serão realizados alguns encontros da primeira ronda.
No entanto, a jornada de domingo ainda será totalmente dedicada ao qualifying e aí destacam-se os sete representantes que compõem a comitiva nacional: João Domingues (549.º), Francisco Rocha (696.º), João Graça (1277.º), Guilherme Valdoleiros (2119.º), Dino Molokova (sem classificação) e os estreantes Diogo Coelho e Tiago Valentim entrarão em ação a partir das 11 horas.
A entrada é gratuita ao longo de toda a semana.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Portugal