Rune dá show rumo ao título em Barcelona contra um Alcaraz que sai com alarmes ligados

Por Pedro Gonçalo Pinto - Abril 20, 2025

Holger Rune é o novo campeão do ATP 500 de Barcelona! O dinamarquês de 21 anos, que não vencia qualquer título desde 2023 e que também não derrotava um jogador do top 5 desde esse momento, acabou por se agigantar para derrotar Carlos Alcaraz na Catalunha. Aquele que vai ser o novo número 9 do ranking ATP colocou um ponto final na série de nove vitórias de Carlitos esta temporada — e de 14 no torneio! — para conquistar o quinto título na sua carreira.

Alcaraz até foi o primeiro a fazer um break, abrindo na altura vantagem de 3-2, mas Rune não se assustou e partiu para uma tremenda exibição, coroada com os parciais 7-6(6) e 6-2, em 1h38. O dinamarquês tomou quase sempre as decisões certas dentro do court, mas ainda viu Carlitos salvar quatro set points antes de finalmente fechar essa primeira partida. Alcaraz pareceu até nem acusar muito o golpe, já que entrou forte no segundo set, mas Rune também não abanou.

Depois chegou um momento decisivo. De forma súbita, Alcaraz chamou o fisioterapeuta, com queixas na perna direita, saiu do court e não voltou a ser o mesmo. Rune carregou na intensidade e acabou mesmo por vencer com autoridade o segundo set. Desta forma, também empurra Alcaraz para o terceiro lugar do ranking ATP enquanto fortalece o salto para a nona posição.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt