Silva e Elias repetem presença nos ‘quartos’ em Vila Real de Santo António

Por José Morgado - Fevereiro 20, 2025
Gastao_ELIAS_00001
FOTO: Beatriz Ruivo

Frederico Silva, número 288 do ranking ATP (com garantia de subida) e Gastão Elias, 378.º do Mundo, os dois portugueses com melhor ranking presentes nos torneios ITF do Algarve, são pela segunda semana seguida os únicos dois tenistas portugueses a garantir uma vaga nos quartos-de-final do ITF M25 de Vila Real de Santo António.

Os dois tenistas da zona oeste do país avançaram em dois sets. Silva, das Caldas da Rainha, somou uma sétima vitória seguida e superou o britânico Millenn Hurrion (846.º), por 6-3 e 6-1, ao passo que Elias, da Lourinhã, levou a melhor sobre o dinamarquês Benjamin Hannestad (1400.º), por 6-2 e 7-6(2). Nos ‘quartos’ de sexta-feira, Silva vai defrontar o alemão Dedura-Palomero (580.º), ao passo que Elias encara o uzbeque Sergey Fomin (585.º), que surpreendeu na segunda ronda o mais experiente e cotado Martin Klizan.

Pelo caminho ficou o jovem algarvio João Graça (1632.º), que tal como na semana passada ainda ‘roubou’ um set a um tenista muito mais cotado — o colombiano Adria Soriano Barrera (346.º), por caiu por 6-7(3), 6-1 e 6-1, em duas horas.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com