Jaime Faria sofre derrota amarga no Rio Open e espera desistências para entrar no quadro

Por Pedro Gonçalo Pinto - Fevereiro 17, 2025
Fotojump

Jaime Faria ficou, pelo menos para já, à porta do quadro principal do ATP 500 do Rio de Janeiro. O número 106 do ranking mundial cedeu numa duríssima batalha de 2h42 diante do argentino Juan Manuel Cerundolo (139.º), com os parciais 5-7, 6-4 e 6-4 a ditarem essa eliminação do qualifying, embora ainda haja uma réstia de esperança. Mas já lá vamos.

À procura de vingar a derrota sofrida na primeira ronda do qualifying de Buenos Aires, Faria virou de forma brilhante o 3-5 no primeiro set para se colocar na frente do marcador. E esse embalo estendeu-se para a segunda partida, chegando mesmo a liderar por 4-2. Tudo parecia bem encaminhado, mas o argentino lutou e disparou para quatro jogos seguidos, a forçar a terceira partida.

No terceiro set, o equilíbrio foi a nota dominante até a diferença ser feita em dois momentos. A vencer por 4-3, Faria teve um break point e não o aproveitou, ao passo que Cerundolo não perdoou no jogo seguinte, ao somar o break que já não desperdiçou para selar o triunfo e o lugar no quadro principal.

Resta agora esperar… e torcer por duas desistências. Jaime Faria é o tenista com segundo melhor ranking à espera para entrar no quadro, apenas atrás de Camilo Ugo Carabelli, que desperdiçou quatro match points no encontro com Tomás Barrios Vera. Assim, Lorenzo Musetti está em dúvida, mas a desistência do italiano não será suficiente para o lisboeta entrar no quadro, sendo necessário mais um tenista retirar-se da prova.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt