Alcaraz brilha para conquistar em Roterdão o 17.º título da carreira… aos 21 anos

Por José Morgado - Fevereiro 9, 2025
Alcaraz

Carlos Alcaraz, de 21 anos, conquistou este domingo no ATP 500 de Roterdão o 17.º título da sua ainda curta carreira profissional. É o primeiro título da temporada para o prodígio de Múrcia, atual número três do Mundo, e o seu primeiro da carreira em piso rápido indoor, condições onde até agora não tinha tido qualquer sucesso.

O espanhol, primeiro cabeça-de-série da prova e atual número três do ranking mundial, derrotou na final o australiano Alex De Minaur, oitavo do ranking mundial (subirá ao sexto posto esta segunda-feira), por 6-4, 3-6 e 6-3, numa final resolvida ligeiramente abaixo das duas horas e na qual o tenista de Múrcia acabou por conseguir fazer a diferença na reta final da terceira partida, confirmando o seu registo incrível em finais: 17 ganhas em 22 disputadas.

Alcaraz é o único tenista da história do ténis a ter vencido torneios ATP 500 em terra batida, relva, piso rápido indoor e outdoor, igualando o número total de troféus de Kei Nishikori (6) e estando agora apenas atrás de Roger Federer (16), Rafael Nadal (15), Novak Djokovic (14), Andy Murray (9), David Ferrer (9) e Juan Martín Del Potro (8).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com