Francisco Cabral e Nuno Borges voltam a vencer rumo aos ‘quartos’ e fazem história no Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 19, 2025
Cabral-Borges

Francisco Cabral, de 28 anos, e Nuno Borges, quase a cumprir a mesma idade, escreveram este domingo mais uma página bonita para a história do ténis nacional, ao tornarem-se na primeira dupla totalmente portuguesa a chegar aos quartos-de-final de um torneio de Grand Slam.

A dupla de amigos de infância, que juntos venceram muitos títulos ITF, Challengers e o Millennium Estoril Open de 2022, derrotaram nos oitavos-de-final, em plena John Cain Arena — repleta de quase 10 mil pessoas –, os neerlandeses Tallon Griekspoor e Botic Van de Zandschulp, os dois melhores tenistas de singulares dos Países Baixos, por 7-6(5), 3-6 e 6-3, numa batalha que superou ligeiramente as duas horas de duração.

Nos quartos-de-final da prova, Borges e Cabral vão defrontar uma das melhores duplas do Mundo — os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori, vice-campeões do Australian Open e de Roland Garros em 2024, época que só terminaram nas ATP Finals, como uma das melhores duplas do ano — que este domingo derrotaram os espanhóis Jaume Munar e Pedro Martínez.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com