Agência Mundial de Antidopagem muda regulamentos após casos de Sinner e Swiatek

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 10, 2024

Os casos de doping de Jannik Sinner Iga Swiatek estão a gerar ondas de choque concretas no desporto mundial. Basta ver que a Agência Mundial de Antidopagem (WADA) aprovou uma série de alterações aos regulamentos, que vão entrar em vigor a partir de 2027, tudo isto para casos semelhantes ao do italiano e da polaca.

Pois bem, as mudanças têm como objetivo uma melhor gestão dos casos de doping involuntário, segundo avança o portal Ubitennis. Uma das questões passa por passar a considerar uma ‘fonte imprevisível de substância proibida’, ou seja, colocar o foco  na contaminação involuntária ou por meio de terceiros. Por outro lado, abre-se a hipótese de haver níveis de concentração mínimos, o que faz com que acusar uma baixíssima quantidade não gere um controlo positivo.

Importa dizer que Sinner não irá beneficiar de qualquer mudança, uma vez que ainda vai testemunhar em 2025 pelo recurso que corre no Tribunal Arbitral do Desporto, enquanto Swiatek viu o seu caso ficar fechado ao aceitar uma suspensão de um mês.

Leia também:

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt